25 de abril de 2011

Tributação e crescimento

Um ótimo exemplo de um dos diversos efeitos negativos causados por uma elevada carga tributária, e como esta pode inibir o crescimento econômico está aqui :

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,energia-cara-tira-industrias-do-brasil,not_63901,0.htm

A reportagem também aborda a questão da competitividade chinesa em território brasileiro, mas achei pertinente e extremamente didático focarmos na questão dos tributos no Brasil. A enorme incidência de impostos encarece a produção, tornando-a pouco vantajosa para as empresas instaladas em nosso País. Por mais que aja uma tentativa, por parte de alguns grupos de economistas, em negar esta verdade, a evidência está aí.

Vale lembrar que o problema dos custos com impostos não abrange somente as grandes empresas multinacionais. Desde o pequeno comerciante, e até mesmo o consumidor final, todos são prejudicados com os efeitos dos altos impostos.

É bastante lógico e simples acompanhar o seguinte raciocínio: dada a sua renda de um determinado período, quanto mais impostos forem pagos, menos renda estará disponível para consumo. Como consequência, você consumirá menos produtos e serviços. Por conta disso, diversos setores deixaram de produzir, e o crescimento econômico será menor do que poderia ser caso houvesse menor incidência de impostos.



A tributação gera crescimento? Sim... do Estado.

Um comentário: